Como trabalhar a cidadania dos alunos na escola

O processo educativo envolve não só a transmissão do conhecimento acumulado pela sociedade, como também a formação ética e moral dos estudantes. Por essa razão, é fundamental abordar, com profundidade, o tema da cidadania na escola.

A principal função da educação é preparar as crianças e os adolescentes para a vida, de modo a torná-los indivíduos autônomos, conscientes, críticos e aptos para o convívio social. Desse modo, o diálogo, a colaboração, a participação e o respeito devem fazer parte do cotidiano escolar, na qualidade de conteúdo e prática.

A seguir, selecionamos algumas dicas de como abordar o assunto em aula e desenvolver, nos alunos, o espírito cidadão. Antes disso, falamos sobre o significado de cidadania e qual a importância de trabalhá-la nos colégios. Vamos lá?

O que é cidadania?

Cidadania refere-se aos direitos e deveres dos indivíduos que vivem em sociedade, em nosso caso, antevistos pela Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Tal conceito assegura o acesso aos bens materiais e culturais gerados pela coletividade (bens comuns), assim como estabelece o seu poder de intervenção na esfera pública.

O termo vem do latim civitas, cuja tradução literal é “cidade”. Isso se deve ao fato de que, na Grécia Antiga, era considerado cidadão aquele que habitava as cidades. A noção de cidadania, no decorrer do tempo, deixou de ter um sentido tão restrito — apesar de ter sido mantida a expressão —, e hoje não se entende que cidadão é só aquele que vive no ambiente urbano.

Qual a importância de uma formação cidadã?

A ideia de educação está intimamente ligada à de liberdade, democracia e cidadania. Nesse sentido, a formação cidadã busca despertar a consciência de que todo ser humano é, ao mesmo tempo, um sujeito individual e coletivo.

Isso equivale a dizer que, preservadas as características individuais (tais como patrimônio, ideologia, religião, etnia, raça etc.), todos temos o dever de participar ativamente das questões da comunidade, tendo sempre como objetivo o bem comum.

Assim, uma educação para a cidadania é aquela que estimula as crianças e os adolescentes a cumprirem o seu papel social, de forma a torná-los agentes de transformação do espaço em que vivem. Para tanto, o cultivo do diálogo, da reflexão e da criticidade são fundamentais.

Esse tipo de processo educativo leva todos os sujeitos envolvidos a compreenderem a dimensão de suas escolhas e ações na vida do outro e, consequentemente, de suas responsabilidades para a melhoria do mundo.

Como trabalhar cidadania na escola?

Antes de mais nada, deve-se advertir que não há como educar para a cidadania e para a democracia se a escola não for, ela mesma, cidadã e democrática. Esses conceitos só fazem sentido na medida em que se transformam em práticas cotidianas.

Tendo isso em vista, algumas atividades mais direcionadas, que estimulam a cidadania, são possíveis de serem implantadas.

Definição coletiva das regras de sala de aula

Para que os alunos compreendam o mérito das regras de convivência e o seu papel no interior do espaço escolar, é necessário que elas sejam criadas de comum acordo com os estudantes.

Participação dos estudantes em projetos comunitários

Perceber, por exemplo, quais são as demandas do bairro em que moram e como podem colaborar para resolvê-las é uma forma de aprender cidadania na prática. Além disso, os projetos comunitários atuam no estreitamento de vínculos entre escola e comunidade.

Criação de grupos de discussão

Os grupos de discussão ajudam a desenvolver as habilidades socioemocionais e cognitivas, dentre as quais se destacam: participação, diálogo, respeito às diferenças e construção de argumentos.

Simulação de eleições

Votar é uma etapa importante do exercício democrático, ainda que este último não se limite ao apertar de uma tecla. Simulações de debates ou eleições de grêmios estudantis são maneiras de conscientizar os alunos sobre o valor do voto popular.

Entendemos, por fim, que a formação cidadã é de suma importância para o desenvolvimento pleno das crianças e dos adolescentes. Ser um agente de mudança consciente de seus deveres em relação à comunidade e atuante na luta pela garantia de uma vida digna para todos é uma enriquecedora lição.

Fonte: Escola da Inteligência.