Como a interatividade estimula o aprendizado dos alunos?

Os recursos digitais são necessários para estimular a interatividade entre alunos e o aprendizado na atualidade. Conheça mais sobre as soluções do Dom Bosco para esse tema!

A forma como a nova geração estuda e interage com a rotina escolar mudou, e a sua escola precisa entender e se adaptar com mais interatividade.

Nesse contexto é preciso oferecer recursos que permitam que os alunos explorem novos conhecimentos através do contato com materiais modernos, completos e interativos. Pensando nisso, o Dom Bosco selecionou algumas das suas soluções para suprir essa necessidade das instituições que desejam promover uma maior interação entre aprendizado e estudantes.

Para saber mais sobre como a interatividade estimula o aprendizado dos alunos, fique conosco e acompanhe o texto!

Melhor relação com a internet

A plataforma digital EducaDOM é focada em oferecer condições para que os alunos dos ensinos fundamental e médio consigam aprofundar seus conhecimentos e aprender de forma autônoma os conceitos vistos em sala de aula.

A integração com o material didático físico usado pelos professores permite que o EducaDOM possa ser utilizado a qualquer momento pelo estudante, seja para tirar dúvidas, seja para buscar novos exercícios ou descobrir mais sobre um determinado tema.

Essa forma de ensinar virtualmente aproxima as crianças e os jovens, que estão acostumados com o mundo digital e com a rotina de estudos, e os ensina a usar a internet para aprender, e não apenas para o lazer.

Aprendizado lúdico

Para o ensino infantil, o recurso favorito das crianças é a Turminha do Dom Bosco, personagens criados para interagir com elas durante os primeiros anos da educação. A turma aparece nos livros e tarefas em sala de aula e também no universo virtual, oferecendo muita interatividade ao ensino!

Em casa, os pequenos podem brincar e se divertir com atividades lúdicas que estimulam o desenvolvimento cognitivo, intelectual e social dos alunos.

Nesse processo de desenvolvimento, um recurso como esse deixa as crianças mais à vontade com os desafios da descoberta de um universo totalmente novo para elas. A Turminha do Dom Bosco foi criada justamente para ser um apoio e incentivar a interação mais efetiva entre elas e os temas estudados.

Incentivo à leitura

Com os avanços tecnológicos, até a relação entre homem e livro mudou. Hoje em dia é fácil encontrar aqueles que optam pela leitura virtual ao invés da prática com as publicações impressas.

Uma boa maneira de incentivar a leitura na infância e na adolescência é oferecendo uma biblioteca digital que converse com as crianças e os jovens. Um exemplo disso é a BiBot, serviço com que conta com um vasto acervo de livros infanto juvenis de diferentes gêneros, além de interatividade!

Além de permitir que os leitores façam anotações virtuais nos livros e de ter uma navegação fácil, o BiBot conta ainda com um mascote de mesmo nome, que conversa com o usuário e dá dicas de leitura.

Para deixar a experiência da leitura ainda mais atrativa, o BiBot tem um sistema de aprendizado “gamificado”, ou seja, com o andamento das atividades literárias, os alunos ganham pontos e medalhas de conquistas conforme o progresso com os livros.

Estudar na internet

É interessante destacar que é preciso mudar a visão que estudantes e professores têm sobre o ambiente virtual. É possível sim, criar uma atmosfera favorável ao conhecimento e ao desenvolvimento on-line dos jovens.

As videoaulas do Dom Bosco, que ficam hospedadas na parte restrita aos alunos e professores, têm o objetivo de fazer com que os estudantes aprendam a ter uma relação saudável com o meio digital, sem deixar a interatividade de lado.

Compreender que a sua instituição de ensino precisa conversar com os estudantes é o primeiro passo para adotar recursos digitais e lúdicos que criem uma interação com eles e incentivá-los a se dedicarem aos estudos.

Fonte: Dom Bosco.