Por que inserir a leitura complementar no ensino fundamental?

A leitura complementar é uma prática que trará benefícios aos alunos para a vida toda. Quer saber alguns motivos para inserir outros materiais no ensino? Acompanhe!

A época do ensino fundamental, nos anos iniciais ou finais, é ideal para incentivar o hábito da leitura dos alunos. Claro que antes desse período, logo na infância, os livros já devem estar presentes na vida das crianças. 

Já nas séries que antecedem o ensino médio, essa prática auxilia os estudantes a se prepararem para fazer a leitura de livros que serão cobrados nos vestibulares. Além disso, eles aprimoram a linguagem, a imaginação e a escrita, o que ajudará em diversas situações, como na elaboração de redações.

Nos anos finais do ensino fundamental, a escola pode selecionar livros complementares que são ou já foram parte de leituras obrigatórias. Dessa forma, os alunos já ficam familiarizados com o tipo de narrativa e escrita que lerão futuramente. 

Quer saber quais são os principais motivos para inserir a leitura complementar no ensino fundamental? Acompanhe o texto!

Complementa o aprendizado

Durante os estudos no ensino fundamental, os alunos aprendem diversos assuntos em cada disciplina, o que às vezes pode ser muita coisa. Para reforçar as informações que foram passadas em sala de aula ou vistas nos livros didáticos, os professores podem incentivar a prática da leitura complementar que, quando feita de forma mais leve e divertida, colabora para a compreensão dos assuntos.

Os livros para esse fim podem abordar as informações de forma teórica, mas com imagens, ou em uma narrativa fictícia, atraindo a atenção dos estudantes. Além das matérias escolares, as instituições podem abordar temas relacionados à cidadania, como diversidade e ética, por meio dos livros complementares.

Esse tipo de leitura pode ser feita não apenas por meio de livros, mas com o apoio de artigos, textos de apostilas, crônicas, resenhas, notícias, entre outros formatos que tratem do assunto a ser estudado. Os materiais podem ser selecionados ao longo do ano, conforme a apresentação das disciplinas, e devem estar de acordo com a idade dos alunos de cada série. 

Por que inserir a leitura complementar no ensino?

Os materiais utilizados como leitura complementar durante o ensino fundamental são capazes de dar oportunidade para novos trabalhos a serem desenvolvidos. Isso pode estar relacionado a assuntos trabalhados nas disciplinas ou a valores que devem ser discutidos com os estudantes, importantes para a formação humana de cada um.

Além disso, a leitura complementar torna os assuntos mais interessantes, mantendo o foco dos alunos, despertando a curiosidade e ampliando a visão da disciplina trabalhada em sala de aula. Muitas vezes, o material lido trará mais realidade e proximidade para os estudantes, trabalhando conceitos e situações da matéria que podem aparecer no cotidiano.

As leituras complementares estarão presentes tanto no dia das aulas quanto como apoio aos estudos de uma prova, por exemplo. Serão um material atemporal para consultar informações, reler e adquirir conhecimento, além de poderem ser compartilhadas com outras pessoas e trabalhadas em mais de uma disciplina, dependendo do assunto.

O ensino fundamental é mais uma etapa do processo de incentivo à leitura para os alunos, um hábito para ser praticado pela vida toda. Os educadores devem trabalhar a leitura complementar de forma que colabore para os estudantes se tornarem leitores realmente interessados, e não só ensinar sobre literatura sem dar dicas de como tornar essa prática mais prazerosa.

Dessa forma, as escolas devem organizar um plano acessível para incluir a leitura complementar e colaborar para que os professores despertem o interesse dos alunos em ler, explicando os principais benefícios para o momento e para o futuro de cada um deles.

Fonte: Dom Bosco.