Qual a importância de desenvolver a autonomia das crianças na escola?

A autonomia é uma das principais habilidades do século 21, por isso é importante desenvolvê-la desde cedo. Quer saber como fazer isso na sua escola? Confira a seguir!

O desenvolvimento da autonomia das crianças na escola é um objetivo importante a ser colocado em prática na rotina de ensino. Tornar os alunos mais independentes desde cedo ajuda a desenvolver a autonomia, uma das competências do século 21 que fará parte do futuro dos pequenos e que dará mais segurança a eles para que realizem atividades e práticas do dia a dia sozinhos.

4 dicas para desenvolver a autonomia das crianças na escola

Desde a primeira infância, as crianças podem fazer algumas coisas sozinhas, como organizar os brinquedos, arrumar o quarto, colocar a roupa, tomar banho e comer com talheres. Hábitos cotidianos fazem a diferença no processo de desenvolvimento da autonomia, e as atividades realizadas na escola não têm menos importância!

O desenvolvimento da autonomia das crianças na escola traz benefícios para a construção da personalidade e da parte cognitiva, motora e física dos seus alunos. Quer saber mais sobre a importância de desenvolver essa habilidade nas práticas de ensino da sua instituição? Então, acompanhe o texto!

Acelera o desenvolvimento cognitivo

Quando as atividades escolares permitem que as crianças sejam independentes, o desenvolvimento cognitivo é estimulado, ou seja, elas pensam mais. Os alunos terão que aprender a lidar com diversos tipos de problemas e buscar caminhos para chegar a uma solução. Com esses incentivos em sala de aula, as crianças se sentem mais seguras e capazes de usar o raciocínio, tendo um melhor desenvolvimento da própria cognição.

Estimula as habilidades sociais

Durante a infância, é possível considerar a timidez como uma característica comum entre as crianças. Porém, a introversão pode ter consequências negativas no futuro e na construção de relações com os colegas de sala. O desenvolvimento da autonomia dos alunos da sua escola também estimula as habilidades sociais, que são muito importantes para a comunicação das crianças com os outros, para o aprendizado e para criar vínculos afetivos.

Desenvolve a inteligência emocional

A autonomia das crianças também ajuda no desenvolvimento da inteligência emocional, que permite que os alunos aprendam a lidar com erros e frustrações durante a infância. As crianças devem entender desde cedo que nem tudo sairá como elas planejaram ou como querem, precisando aceitar algumas coisas como elas são.

Na escola, é possível trabalhar essas questões por meio de jogos e dinâmicas, já que as crianças perceberão que nem sempre podem ganhar. A inteligência emocional também as incentiva a conviver com os outros, a respeitar os espaços de cada um e a compreender as diferenças.

Desenvolve a resiliência

Uma palavra que se tornou muito comum é “resiliência”, uma habilidade que também surge com o desenvolvimento da autonomia. Na escola, durante uma atividade ou em sala de aula, quando a criança tiver um problema, não apresente a solução logo de primeira. É importante que os educadores reflitam com ela sobre a situação que precisa resolver e que a incentivem a pensar em como solucionar o problema sozinha.

A dica é permitir que seus alunos usem a criatividade e que não sejam influenciados pelos adultos. Aos poucos, eles criarão maturidade para pensar e resolver as coisas sozinhos. Também é fundamental lembrar de criar uma boa relação com as crianças, mostrando o potencial de cada uma e acreditando nelas.

É sempre importante que a equipe pedagógica da sua escola dê suporte e incentivo para as crianças aprenderem mesmo com os erros. Dessa forma, elas estarão no caminho certo para desenvolver a autonomia de forma independente e segura, com o objetivo de atingir as metas desejadas!

Fonte: Escola da Inteligência